Icas: por dentro das ações sociais do clube

icasSabe aqueles R$ 5,50 opcionais que vêm no boleto do clube todo mês? Então, eles fazem uma diferença e tanto na vida dos funcionários do Caiçaras e de suas famílias. Com esta pequena quantia arrecadada junto a cada sócio titular que, voluntariamente, deseja contribuir para as ações sociais, a Icas (Instituição Caiçaras de Assistência Social) consegue, entre outras coisas, garantir material escolar a todos os filhos de funcionários a cada início de ano, e promover a tão aguardada festa de confraternização de Natal, quando os funcionários e seus familiares ganham um almoço e um dia de clube só para eles.

Também, graças aos mesmos R$ 5,50, são feitas campanhas de saúde, como a dentária (que este ano atendeu a 34 famílias) e a oftalmológica. A campanha oftalmológica, que acontece neste mês de setembro, contribui para a aquisição de óculos pelos funcionários e seus filhos até 18 anos.

Outra ação da Icas é o reembolso de remédios. A instituição paga de 80 a 90% do valor dos medicamentos comprados pelos funcionários, como um incentivo aos cuidados com a saúde.

A Icas também concede empréstimos destinados à construção e a melhorias na moradia dos funcionários. Cada solicitação é estudada pelo conselho e os valores (na faixa dos R$ 3 mil) são cobrados, sem juros, em 10 parcelas, com desconto na folha de pagamento. “Além do nosso conselho diretor e das voluntárias, temos uma assistente social que nos auxilia na avaliação de cada pedido, para priorizarmos os casos mais urgentes”, explica Lia, que também exerce o cargo de Conselheira Fiscal na Icas.

Criada há 47 anos, a Icas tem por objetivo ajudar os funcionários a ter melhores condições de acesso à saúde, educação e moradia. “Às vezes a gente pensa que a pessoa, por estar empregada, está bem. Mas não é bem assim. Hoje em dia, tudo é muito caro e os funcionários merecem a ajuda, como o reembolso em medicamentos, que é, hoje, a maior procura na Icas”, conta.

Antigamente, a instituição funcionava apenas com arrecadações de eventos. Mas, de alguns anos para cá, graças a uma ação da Comodoria, o valor de R$ 5,50 opcional no boleto dos sócios é que vem sendo a grande fonte de renda para as ações sociais. Lia explica que o Bazar da Pechincha, evento promovido anualmente pela Icas, tem uma arrecadação de dinheiro simbólica, já que as doações dos sócios são revendidas aos funcionários por valores que não ultrapassam R$ 5.