Treine Seguro

Começa nesta quarta-feira, 6 de junho, na Academia, o programa Treine Seguro, de atualização e recadastramento de todos os dados de novos e antigos frequentadores.

A partir de agora, todos terão suas séries de treino com medidas antropométricas, percentuais de gordura, de massa muscular, além das fichas de saúde, os chamados PAR-Qs, que são formulários de declaração de aptidão física, com respostas a questões básicas sobre a saúde pessoal e sintomas durante a prática física. Os padrões adotados são os da Academia Americana de Medicina Esportiva, entidade que é referência mundial para o setor de educação física e treinamentos esportivos.

Ao declarar fatos relevantes ao professor, como restrições a algumas práticas, uso de medicamentos continuados e cirurgias, o atleta  permite que seja montado um treino mais específico e cuidadoso, de acordo com o biotipo de cada um. Pode-se, ainda, indicar a necessidade de avaliações complementares em caso, por exemplo, de fadiga excessiva ou algum desconforto durante a prática de exercícios.

Para quem ainda não fez seu cadastro ou não frequenta a academia há tempo, é uma ótima oportunidade para retornar de forma consciente e segura.